Um Alentejano em Londres // PORTUGUESES ABROAD

quarta-feira, março 15, 2017


Hoje inicio aqui no blog um cantinho muito especial dedicado a todos aqueles que abandonam Portugal em busca de oportunidades que aqui não encontram, ou simplesmente pela sua paixão por outras cidades ou países. 
O convidado de hoje é um amigo muito especial que conheci no meu mestrado e que decidiu largar o seu Alentejo pela vida cosmopolita de Londres. O Eduardo mudou-se para Inglaterra à quase um ano, para trabalhar na área da organização de eventos, mas vejamos o que nos conta da sua experiência por terras de sua Majestade.

WeeklyVanessa - Estás a viver em Londres há quanto tempo? O que estás a fazer neste momento profissionalmente?
Eduardo - Mudei-me para Londres em Julho do ano passado, ou seja, há 8 meses. Neste momento integro o departamento de Vendas de uma empresa de organização de eventos. A nossa empresa organiza conferências e exposições por todo o mundo, neste momento eu integro equipas da indústria dos Hidrocarburos.

WV - Para um jovem proveniente do Alentejo interior, qual foi a tua principal motivação para saíres de Portugal?
E - Nunca quis sair do país, mas desde que me conheço como pessoa que queria viver no Reino Unido, especialmente em Londres. Não me vejo a deixar o meu país por outro destino. Vim com o intuito de experimentar viver aqui, tendo vindo para fazer um estágio de 6 meses, mas acabei por me apaixonar ainda mais e as coisas proporcionaram-se a que eu ficasse mais tempo. E sinto-me bem aqui, enquanto assim for vou ficando, pois afinal, é viver um dia de cada vez, quem sabe o que nos reserva o amanhã!

WV - Em termos nacionais, do que sentes mais saudades? (Comida, sítios, ...)
E - Família e amigos, de resto passo bem, não sou de sítios e muito menos de comidas.

WV - Quais são os momentos em que ficas mais home sick? E quais são os momentos em que te beliscas por estares a viver em Londres?
E - Nunca fico home sick. Basta aprenderes a gerir as saudades e a compensar a balança. Hoje as novas tecnologias fazem estarmos mais perto de casa, claro sem o cheiro, o toque e as verdadeiras sensações, mas facilita muito. Beliscar? Todo o segundo, ainda mal acredito que o meu grande sonho está a acontecer. Sinto-me um felizardo.

WV - Imaginando que 50% dos visitantes do blog se querem mudar para Londres, quais são as principais sugestões que lhes dás?
E - Não consigo responder bem… o único conselho é seguirem os seus instintos, o resto vai-se fazendo.

WV - Que tipo de burocracias tiveste que tratar para puderes trabalhar em Londres ou alugar casa?
E - Vir é fácil, pois por enquanto o Reino Unido ainda é membro da UE, aquando da chegada deves tratar do Insurance Number e tratar de abrir uma conta no banco, que foi a única coisa que me deu dores de cabeça desde que cá estou, mas como disse com motivação tudo se resolve.

WV - Pontos a favor e contra de um emigrante a viver em Londres.
E - A favor – Tudo o que esta cidade tem para oferecer, tens de tudo: da vertente mais cosmopolita, artística, boémia, fashionista, trendy até aos enormes parques que te fazem sentir no campo. 
Contra - Azáfama da cidade e o metro em horas de ponta.

WV – Os parques são então os locais onde te deves sentir mais em casa... Qual é o teu TOP3 de jardins em Londres?
E - Sim, definitivamente adoro os jardins e parques que esta cidade oferece, muitos deles são verdadeiros oásis perdidos no meio da civilização. Mas o meu TOP 3 tem de ser Hampstead Heath, Victoria Park e Holland Park.




WV - Com a existência do Brexit começas a sentir alguma dificuldade como trabalhador no país?
E - Por enquanto ainda não sentimos nada.

WV - Quais os locais menos turísticos que recomendas?
E - Hampstead Heath e Broadway Market, são os meus sítios favoritos aqui. Mas uma boa dica é deixares te levar, esquecer os mapas, e perderes-te pelas ruas, é certo que vais sempre encontrar algo que te fascine.

WV - Onde é possível comprar mais por menos?
E - Nos mercados. Londres tem mercados em cada esquina e por vezes encontras coisas únicas a preço da chuva. Mas tens de ter calma e saber procurar.

WV - Pensamos Portugal em Londres, pensamos em...
E - ...Comer um pastel de nata no Hyde Park.

WV - Saudade é mesmo uma palavra portuguesa? Para ti ganhou outro significado?
E - Respondo facilmente, até hoje, não sabia o que era Saudade. Saudade é só nossa, dos portugueses. Cantamo-la no fado, apregoamo-la na nossa literatura, e até hoje não entendia o seu significado, agora entendo a sua verdadeira dimensão e o seu poder.

Muito obrigado ao Eduardo por ter aceite este desafio de partilhar por aqui um pouco da sua experiência enquanto português a residir em Londres.
E tu? Já passaste pela mesma aventura ou conheces alguém que tenha passado pelo mesmo mas num local diferente? Atreve-te a partilhar por aqui ou desafia um amigo a fazê-lo deixando um comentário ou enviando um email (podes encontra-lo no rodapé do blog) e ajuda alguém que se queira aventurar no mesmo.

Nota: Todas as fotografias aqui colocadas são da autoria do Eduardo Pereira Batista e estão reservadas a direitos de autor.

You Might Also Like

1 comentários